O programa

O programa

Um Brasil de território extenso, de gente forte e fronteiras mais seguras. O princípio, sonhado há mais de um século pelo Barão do Rio Branco e objeto da luta de uma vida inteira por parte do Marechal Rondon, é hoje uma realidade pela presença e pelo trabalho de milhões de brasileiros que vivem ao norte dos rios Solimões e Amazonas. Ali o Brasil começa ou termina: nas fronteiras com as Guianas, Suriname, Venezuela. Não são poucos os perigos e desafios. Mas o Brasil sabe: estar na região mais ao norte do país não é apenas necessário, mas estratégico para que o território seja mais seguro e mais desenvolvido. Essa é a razão de ser do Programa Calha Norte.

Ao longo de quase 11 mil quilômetros de fronteira, há 30 anos, o programa marca a presença do Estado brasileiro. Em 194 municípios, assegura direitos, assistência e oportunidades às pessoas, que, mantendo-se na região, ajudam a tornar as fronteiras brasileiras mais seguras e a fazer do território brasileiro o espaço da nação brasileira.

Há 16 anos, o Calha Norte está sob a responsabilidade do Ministério da Defesa, levando saúde, educação, acesso à energia elétrica, mobilidade e cidadania a quase 9 milhões de brasileiros.